Divisão Didática da Física

Divisão Didática da Física

Por

As divisões didáticas da física demonstram seu desenvolvimento ao longo dos anos.

A Física é uma ciência que estuda a natureza e seus fenômenos. Ela se baseia no método científico, na lógica e na matemática.

O desenvolvimento dessa ciência moderna está relacionado ao desenvolvimento da mecânica, que tem como base o estudo da energia mecânica, os momentos linear e angular, as conservações e variações.

A divisão didática da física é dada por: Mecânica, Clássica, Óptica, Termologia, Eletrologia, Ondulatória e Contemporânea.

O início da física clássica começa com os estudos de Galileu Galilei e o paradigma de René Descartes. As divisões clássicas da física foram baseadas em fenômenos naturais.

Depois disso, o interesse pela mecânica e pelo calor e suas propriedades criou as bases para o surgimento da termodinâmica. Em seguida, vieram a eletricidade, o magnetismo e a óptica.

As divisões da física moderna também são feitas em acordo com os tipos particulares de estruturas da natureza.

Conheça as principais divisões didáticas da Física:

Mecânica clássica - descreve o movimento de objetos macroscópicos. Pode ser dividida em Cinemática, Estática e Dinâmica. Ela surgiu durante a revolução científica, com a consolidação da física como ciência moderna. Galileu Galilei é o responsável pelo início da mecânica clássica.

Ondulatória - Estuda as características e as propriedades das ondas e seus movimentos. Esse estudo começou com Galileu Galilei e Isaac Newton. Estuda-se nessa área o comprimento de onda, a oscilação, a amplitude, a frequência, a fase, a reflexão, a refração, a difração, a interferência, a polarização e o efeito Doppler.

Óptica - Estuda os fenômenos ópticos que dependem da teoria sobre a natureza das ondas eletromagnéticas.

Termodinâmica (Termologia) - Estudo do calor, da energia térmica em trânsito, que se diferencia de temperatura, ou grau de agitação das moléculas. Os principais conceitos são calor, temperatura, pressão, volume, energia térmica, entalpia, entropia, capacidade térmica e calor específico.

Eletromagnetismo – Estuda a união da eletricidade com o magnetismo. A luz é uma radiação eletromagnética. William Gilbert foi responsável pelos primeiros estudos do magnetismo e da eletrostática. Os principais conceitos são capacitância, carga elétrica, corrente elétrica, condutividade elétrica, campo elétrico, permissividade elétrica, potencial elétrico, resistência elétrica, indução eletromagnética, radiação eletromagnética, campo magnético, fluxo magnético, monopolo magnético e permeabilidade magnética.

Física moderna – Surgiu no final do século XIX para descrever fenômenos naturais. Engloba a relatividade, a mecânica quântica e a física das partículas elementares.

Relatividade – Foi descrita em 1905, por Albert Einstein. Generaliza, por meio de equações de campo, os efeitos descritos pela relatividade restrita para referenciais não-inerciais. Também engloba a mais completa descrição da gravidade.

Mecânica quântica – Fundada por Planck e Einstein, esta área da física aborda as dimensões subatômicas.

Temos ainda a Física Teórica e a Física Experimental.

Leia também! Assuntos relevantes