Diferenças entre radioterapia e quimioterapia

Diferenças entre radioterapia e quimioterapia

Por

A radioterapia e a quimioterapia são dois tratamentos utilizados contra o câncer. Existem algumas diferenças entre estes dois tratamentos e, muitas vezes, eles são indicados aos pacientes em fases distintas da doença.

A quimioterapia é o tratamento feito à base de medicamentos. O objetivo dela é destruir as células doentes que dão origem ao tumor. É nesta fase do tratamento do câncer que as pessoas notam os piores sintomas, como vômitos, cansaço extremo e perda de cabelo, pois os medicamentos da quimioterapia se misturam ao sangue e destroem células doentes e células saudáveis. Na sessão de quimioterapia, os pacientes recebem infusões de medicamentos.

Já a Radioterapia é um tratamento com radiações, que tem o objetivo de destruir um tumor. Trata-se de um método muito eficaz para evitar o avanço da doença. As aplicações de radioterapia diminuem o tamanho do tumor.

Ajude a manter hospitais que tratam o câncer:
Hospital de Câncer de Barretos.
GAAC - São José dos Campos.


Cada paciente pode receber uma recomendação médica diferente para o tratamento, de acordo com as características do câncer. Vale lembrar que, no caso da quimioterapia, os pacientes também podem receber a indicação para uma intervenção cirúrgica para remover o tumor. A quimio também ajuda na prevenção de metástases, que é quando o câncer se espalha para diferentes partes do corpo.

Leia também! Assuntos relevantes