Diferença entre rio e ribeirão

Diferença entre rio e ribeirão

Por

Existem algumas diferenças nítidas entre rio e ribeirão. Em primeiro lugar, o Rio é uma corrente natural de água que flui continuamente, sem parar. Todo rio desemboca no mar, num lago ou em outro rio.

Podemos dizer ainda que um rio é um curso natural de água doce. Existem rios grandes e rios pequenos, mas todos são importantes fontes de água para cidades inteiras ou apenas para comunidades.

Quando os rios são pequenos eles podem receber outros nomes, como córrego, riacho, canal ou ribeirão. Não existe uma regra que determine a nomenclatura, mas é possível dizer que a principal diferença entre rio e ribeirão é o tamanho do curso d’água.

De uma forma geral, os nomes de rios pequenos fazem referência à sua localização geográfica. O ribeirão é um curso de água maior do que um regato, e menor do que um rio. Os ribeirões já foram muito utilizados para a lavra de diamantes.

O ribeiro é um curso de água bem menor do que um rio. Um exemplo é a ribeira de Abrilongo, que faz parte de ambientes de água doce.

Todos os rios fazem parte do ciclo hidrológico. A água dos rios abastece muitas populações no Brasil. Essa água é coletada através do escoamento superficial e nascentes.

Leia também! Assuntos relevantes