Diferença de AR e Osteoartrite

Diferença de AR e Osteoartrite

Por

Duas doenças que afetam muitas pessoas no mundo são: a osteoartrite e a artrite reumatoide. Essas patologias apresentam algumas semelhanças, mas não podem ser confundidas, pois apresentam sintomas, origens e tratamentos distintos.

Estudos médicos indicam que 1 em cada 6 norte-americanos sofre de algum tipo de artrite. Entenda as diferenças entre a AR e a Osteoartrite.


Diferenças entre AR e OA

AR

A Artrite Reumatoide, ou AR, é classificada como doença autoimune, ou seja, ela é produzida pelo próprio organismo como um tipo de resposta imunitária. Nestes casos, o organismo entende que precisa lutar e produzir anticorpos contra seus próprios tecidos, órgãos ou articulações.

Na artrite reumatoide, o paciente desenvolve uma inflamação nos revestimentos das articulações. Essa inflamação faz com que os revestimentos aumentem, causando rigidez, dor e inchaço nas articulações afetadas. A doença é tratada com anti-inflamatórios e remédios para o sistema imunológico.


Osteoartrite

A osteoartrite é uma doença que promove a deterioração da cartilagem do corpo, fazendo com que apareçam esporões ósseos, provocados pelo desgaste do osso. A osteoartrite atinge somente as articulações, sendo frequente nas áreas das mãos, joelhos, coluna e quadril.

Os principais sintomas são dor e rigidez, atingindo também os movimentos das articulações, que se tornam bastante difíceis e limitados. A doença é mais frequente em pessoas com mais de 50 anos de idade.

A OA é considerada uma doença degenerativa e atinge com mais frequência as pessoas que apresentam sobrepeso. A doença é tratada com anti-inflamatórios e com injeções de ácido hialurônico. Outro ponto diferencial é que a OA demora anos para evoluir, e a AR avança em semanas ou poucos meses.

Para ambas as doenças, é fundamental manter acompanhamento médico e tratamento adequado, a fim de evitar problemas mais graves no futuro e complicações que possam, inclusive, levar à morte.

Leia também! Assuntos relevantes