Dicas de ouro para ter uma vida financeira saudável

Você sabe qual característica é comum a pais cuidadosos, patrões compassivos e funcionários eficientes? De acordo com as estatísticas, a resposta para essa pergunta é: todos eles são muito experientes no gerenciamento de finanças pessoais. E é possível aprender com essas pessoas algumas dicas para ser bem-sucedido e maximizar o dinheiro.

Antes de pensar em faturar milhões, é preciso entender alguns comportamentos e conceitos importantes sobre a vida financeira. Em primeiro lugar, saiba que seu patrimônio líquido é a soma de todos os seus ativos, com a subtração de suas dívidas, compromissos financeiros e contas a pagar. Depois de saber qual é realmente o valor do seu patrimônio, fica mais fácil aprender a lidar com as finanças pessoais de uma forma mais inteligente.


O segredo dos milionários

A maioria dos milionários fez seus milhões trabalhando com coragem e inovação. Eles trabalharam de forma mais inteligente do que a maioria da população e decidiram quais eram seus objetivos financeiros.

Além disso, os milionários normalmente são aquelas pessoas que descobriram quanto deveriam economizar a cada mês para chegar ao objetivo final de prosperidade. Uma forma muito assertiva de ganhar dinheiro é saber quanto dinheiro sobra por mês e fazer com que o seu banco automatize um fluxo constante de investimentos mensais em produtos com boa rentabilidade. Assim o seu dinheiro estará trabalhando por você até enquanto você dorme.

Dinheiro, Real


Aprenda a lidar com o dinheiro em 5 dicas!

Confira algumas dicas preciosas:

1 - O dinheiro rende mais em investimentos de longo prazo. Faça aplicações inteligentes e rentáveis e guarde 10% da sua renda mensal em um plano de aposentadoria (previdência). Com isso, você estará assegurando um futuro mais tranquilo e próspero. Trata-se de um pequeno sacrifício para um objetivo maior.

2 - Comece a poupar ainda na juventude. Se você começar a guardar dinheiro quando ainda estiver com seus 20 anos, certamente conquistará um enorme fundo de aposentadoria. É possível aplicar em ações vantajosas ou buscar fundos de investimento com bons resultados. Converse com o seu gerente bancário e entenda as propostas de investimentos que possam maximizar seus lucros. Existem várias opções atraentes e diversificadas para investir com pouco risco.

Economizando desde criança

3 - Você fará um progresso constante se souber fazer escolhas inteligentes em imóveis. Decida sobre o que te serve melhor: ter sua própria casa ou pagar aluguel. Calcule a taxa de aluguel que você pode pagar. Em seguida, avalie o preço da casa que gostaria de comprar. Veja o que é mais vantajoso para a sua realidade.

4 - Lembre-se que ter vários cartões de crédito é uma má ideia. A melhor estratégia é usar apenas um cartão e liquidar os saldos mensalmente. Essa é a maneira mais sensata de lidar com o dinheiro e de melhorar sua classificação de crédito. Nunca acumule dívidas no cartão.

5 - Concentre-se em construir uma reserva de segurança. Guarde todos os seus bônus e remunerações extras em dinheiro sem hesitação. O cenário ideal é ter um valor guardado que possa cobrir seus gastos por até seis meses em situações de emergência. Trata-se de uma reserva prudente para o caso de você ficar desempregado, enfrentar uma calamidade, uma doença ou um acidente. Esse fundo te protege e ainda aumenta seu patrimônio líquido.

Leia também! Assuntos relevantes