Dia Nacional de Combate ao Câncer

Dia Nacional de Combate ao Câncer

Por

O Dia Nacional de Combate ao Câncer no Brasil é comemorado em 27 de novembro. A data foi criada em 1988 pelo Ministério da Saúde.

O objetivo do Dia Nacional de Combate ao Câncer é ampliar a informação e o conhecimento da população sobre o tratamento e a prevenção da doença. Ter uma data para lembrar e falar do câncer é importante, pois ajuda a conscientizar a população.

Hoje, o câncer representa a segunda causa de morte no Brasil. Diante desse dado, fica evidente a necessidade de ações de prevenção contra a doença, como facilitar o acesso da população a exames preventivos, como a mamografia, o Papa Nicolau e o Exame de Próstata.

Infelizmente, no Brasil ainda existe uma grande desigualdade no acesso ao tratamento e à prevenção do câncer. Os cidadãos mais pobres ainda têm muita dificuldade para conseguir um diagnóstico precoce e um tratamento eficaz do câncer no Brasil.

Nas comemorações do Dia Nacional de Combate ao Câncer, estão sempre previstas abordagens educativas e sociais que possam contribuir para a luta contra o câncer.

O câncer é uma doença que tem mais de 100 variações. O problema é caracterizado pelo crescimento desordenado de células em tecidos e órgãos. Em alguns casos, as células se tornam muito agressivas e formam tumores malignos. O diagnóstico precoce é a melhor forma de se obter êxito no tratamento da doença.

Leia também! Assuntos relevantes