Dia Mundial da Água

Por

O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março. A data foi estabelecida para chamar a atenção do mundo sobre a importância de se preservar as fontes de água doce e defender os recursos hídricos do planeta.

Essa celebração internacional foi criada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), uma assembleia da Organização das Nações Unidas que aconteceu em 1992. No ano seguinte, foi comemorado o primeiro dia mundial da água.

A ONU também elaborou um documento para incentivar uma consciência ecológica em relação à água. Na Declaração Universal dos Direitos da Água, a organização determina que o homem deve ser responsável pela economia de água e que o recurso hídrico é um patrimônio mundial.

No Brasil, um projeto de lei de autoria do deputado Sérgio Novais, do PSB, foi aprovado em 10 de dezembro de 2002, criando o dia nacional da água. Com isso, o país ganhou mais uma oportunidade para discutir e estimular políticas de prevenção às fontes naturais de água.

Leia também! Assuntos relevantes