Dia das Mães

Por

O dia das mães é a segunda data mais importante para o comércio no mundo, perdendo apenas para o Natal. Essa data é tão importante que mobiliza todos os setores da sociedade.

A data é comemorada sempre no segundo domingo de maio. Diz a história que a comemoração surgiu em homenagem a uma norte-americana que, após perder a mãe, passou por um processo depressivo.

Em 1914, as amigas de Anna M. Jarvis fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país. A festa chamou a atenção do presidente Thomas Woodrow Wilson, que oficializou a data como dia das mães.

O dia das mães é o momento em que os filhos prestam suas homenagens e compram presentes para as mães. A data aquece a economia mundial.

Em diferentes regiões do planeta, o dia das mães é comemorado em datas distintas. Na Noruega a celebração acontece no segundo domingo de fevereiro; na África do Sul e em Portugal, no primeiro domingo de maio; e no México ocorre no dia 10 de maio.

Brasil, Estados Unidos, Japão, Turquia e Itália comemoram a data no segundo domingo de maio. No Brasil, inclusive, a comemoração chegou graças à associação cristã de moços.

O Brasil passou a comemorar o dia das mães em maio de 1918, mas a data foi oficializada pelo presidente Getúlio Vargas em 1932.

Nos Estados Unidos, a data foi oficializada em 8 de maio de 1914.

Leia também! Assuntos relevantes