Dia da Literatura Brasileira

O dia 1º de maio, além de ser o feriado nacional do Dia do Trabalhador, também é uma data de homenagens à literatura brasileira. O Dia da Literatura Brasileira é comemorado nesta data como uma forma de lembrar o aniversário do escritor José de Alencar, ícone do Romantismo nacional.

José Martiniano de Alencar nasceu no Ceará, no dia 1 de maio de 1829. Ele também atuou como advogado e jornalista, além de ter se destacado como escritor por suas incríveis obras literárias que retratavam o povo brasileiro e suas diversidades.

O Dia da Literatura Brasileira é uma ocasião para lembrar e enaltecer os autores e as escolas literárias que marcaram a história do nosso país. Entre as escolas literárias mais importantes, podemos citar o Quinhentismo, o Barroco, o Arcadismo, o Romantismo, o Realismo, o Parnasianismo e o Modernismo.

Conheça melhor os movimentos literários e seus autores:

Artigos relacionados

Quinhentismo – Escola literária do século XVI. É considerada a fase inicial da literatura brasileira, e tem como representante o padre José de Anchieta.

Barroco – Movimento do século XVII, que destacava os conflitos espirituais do homem. Os grandes autores foram Padre Antonio Vieira e Gregório de Matos.

Arcadismo – Escola literária do século XVIII, marcada pela razão. Os principais autores foram Tomas Antonio Gonzaga, Basílio da Gama e Claudio Manoel da Costa.

Romantismo – Movimento do século XIX, que destacava o romance. Os autores mais relevantes do período foram Castro Alves, José de Alencar, Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo.

Realismo – Escola literária do século XIX, marcada pelos conflitos humanos. Destaque para os autores Machado de Assis, Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia.

Parnasianismo – Movimento literário do início do século XX. Os principais autores foram Olavo Bilac e Raimundo Correa.

Pré-Modernismo e Modernismo – Movimentos que aconteceram de 1902 a 1930. Os autores mais influentes foram Euclides da Cunha, Augusto dos Anjos e Monteiro Lobato (Pré-Modernismo); Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo e Mario de Andrade (Modernismo).

Também devemos destacar os autores do Realismo, como Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes. Outro dado importante é que também temos no Brasil o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.