Dia 15 de Janeiro, Dia dos Adultos

Dia 15 de Janeiro, Dia dos Adultos

Por

Apesar de a vida adulta oferecer inúmeras possibilidades, muitos jovens se sentem inseguros e não conseguem amadurecer no tempo certo.

Numa época em que a “eterna adolescência” é praticada e até mesmo incentivada pela sociedade, é importante ter um dia específico para celebrar e refletir sobre o que é, de fato, ser um adulto.

O ciclo de vida normal de um ser humano compreende infância, adolescência, vida adulta e velhice. Cada etapa tem sua importância e é fundamental que todas as fases sejam experimentadas em sua completude.

De acordo com o dicionário de português online Michaellis, é considerado adulto todo o indivíduo que atingiu o máximo de seu crescimento e a plenitude de suas funções biológicas. No âmbito da legislação federal brasileira a maturidade é atingida aos 18 anos de idade.

Entre outras coisas, ser adulto significa ter autonomia para gerenciar sua própria vida, tirar carteira de habilitação, responder por seus atos judicialmente e pagar impostos. Porém, na esfera psicológica esse momento da vida vai muito mais além.

Alguns indivíduos se recusam passar para a vida adulta, esse comportamento é conhecido como Síndrome de Peter Pan ou Síndrome do homem que nunca cresce. Não existem estudos que comprovem que esse transtorno seja uma doença psicológica real, mas é aceita por vários profissionais, principalmente depois que Dan Kiley publicou o livro The Peter Pan Syndrome: Men Who Have Never Grown Up, em 1983.

Leia também! Assuntos relevantes