Geografia

Desigualdade no Brasil

Um estudo científico sobre a desigualdade no Brasil mostrou que a situação do país é pior do que se imagina. Segundo a pesquisa do IBGE, chamada de “A estabilidade da desigualdade de renda no Brasil, 2006 a 2012”, o nível de desigualdade entre os brasileiros vem caindo, mas de acordo com pesquisadores da Universidade de Brasília não é bem essa a realidade.

Uma avaliação profunda da renda domiciliar da Pnad e de números obtidos da declaração do Imposto de Renda de pessoas físicas mostrou que o abismo entre ricos e pobres não está sendo reduzido no Brasil, como aponta o governo. O novo estudo indica que a Pnad subestima as rendas mais altas e não monitora o comportamento da desigualdade total no país.

Realmente houve um crescimento de renda no Brasil, mas a parcela dos ricos corresponde a maior parte desse crescimento. De acordo com um levantamento do Ipea, o Brasil tem uma população onde 5% dos ricos do país têm 44% da renda nacional.

O indicador de desigualdade de renda até melhorou, mas não teve uma mudança suficiente para mudar a realidade do país. No Brasil, a distribuição de renda é desigual, o acesso à educação de qualidade fica restrito aos mais ricos e os abalos econômicos são sempre sentidos mais pelo lado mais fraco, ou seja, trabalhadores e aposentados.