Desemprego no Brasil e no Mundo

Desemprego no Brasil e no Mundo

Por

O desemprego é um problema social presente no Brasil e nos demais países do mundo. As nações da Europa e os Estados Unidos vêm vivenciando grandes crises de desemprego desde 2008. Na Europa, países como Espanha, Portugal e Grécia passaram a sentir os efeitos negativos do desemprego em massa em 2012, em razão da crise econômica que enfrentam.

O desemprego é caracterizado pela falta de trabalho remunerado, o que deixa famílias sem fonte de renda e incapazes de garantir o próprio sustento. O desemprego é um grave problema, pois resulta no aumento da fome, da criminalidade e da vida indigna para os cidadãos.

Históricamente, o processo de desemprego começou na Inglaterra, em 1750, por causa da revolução tecnológica, que trocou a mão de obra humana por máquinas e produção em série.

Hoje, com o ritmo de desenvolvimento dos países, existem muitos empregos para quem tem formação. O problema agora é a carência de uma educação de qualidade que forme os cidadãos para ocuparem os postos de trabalho.

No Brasil, precisamos de mais programas de qualificação profissional e democratização do ensino.

Outro ponto importante é que as empresas têm investido cada vez mais em modernização e automação, o que diminui as novas vagas de emprego e corta postos de trabalho. No setor automotivo, por exemplo, as indústrias alcançam facilmente uma capacidade de produção de três milhões de veículos, empregando apenas 90 mil trabalhadores.

Entre as principais causas do desemprego temos: baixa qualificação profissional do trabalhador, substituição de mão de obra por máquinas, as crises econômicas, o custo elevado de impostos para manter um trabalhador no Brasil, a burocracia, entre outras causas.

Em abril de 2012, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgou que o Brasil alcançou uma taxa de desemprego de 6%, a menor registrada desde o ano de 2002.

Leia também! Assuntos relevantes