Decantação, Conceito

A decantação é um processo utilizado para separar misturas bifásicas e heterogêneas, como as misturas de sólidos e líquidos, por exemplo. Esse tipo de processo pode ser empregado para separar conteúdos de areia e água, poeira e gás, água e óleo, entre outros.

A decantação é considerada um processo físico. Ela acontece depois da sedimentação, que utiliza um recipiente em repouso e conta com a ação da gravidade para sedimentar as partículas sólidas.

Neste processo, os sólidos se depositam no fundo do recipiente e o líquido fica na parte de cima. Em seguida, emprega-se a decantação para transferir o conteúdo líquido para outro recipiente.

Como acontece a decantação?

A decantação tem como base as diferenças de densidades entre os componentes de uma mistura. Depois que acontece a separação visual dos elementos sólidos e líquidos, utiliza-se a sifonação ou funil de decantação para concluir o processo.

A decantação pode ser realizada com um bastão de vidro, que tem como objetivo verter o líquido de forma lenta, transferindo a substância menos densa para outro recipiente. O processo costuma utilizar o funil de bromo ou funil de decantação, que é específico para este tipo de procedimento.

Entenda a Sifonação

A sifonação acontece quando o recipiente com a mistura é colocado a uma altura superior em relação ao recipiente que será utilizado para promover a separação dos componentes. Com o suporte de um sifão, a substância menos densa é transferida.

Este método costuma ser utilizado para esvaziar piscinas e aquários ou para transferir combustível de um recipiente para outro.

Estações de Tratamento de Água

As estações de tratamento de água utilizam esse processo de separação de misturas. A água passa por decantadores, que acumulam partículas no fundo dos tanques.

Veja como funciona:

Em seguida, a água mais limpa, que fica na parte superior, é transferida para outros tanques, a fim de dar continuidade ao processo de tratamento.

Decantação de misturas com líquidos e sólidos

A decantação de misturas com líquidos e sólidos envolve etapas bem específicas. O primeiro passo é manter a mistura em repouso. Em seguida, a parte sólida, mais densa, se acumula no fundo através da sedimentação. Depois disso, acontece a decantação que vai separar definitivamente a parte líquida da parte sólida que ficou no fundo recipiente.

Leia também! Assuntos relevantes