Das Espécies aos Reinos

Das Espécies aos Reinos

Por

Os gatos domésticos (siamês, persa, vira-lata) pertencem à mesma espécie: Felis catus.

Já o gato selvagem europeu exibe outras características e é chamado Felis silvestris, e a nossa jaguatirica é denominada Felis pardalis. Todos esses animais, embora sejam de espécies diferentes, são portadores de características bastante próximas, fazendo parte do mesmo gênero: Felis. Do mesmo modo, leões (Panthera leo), tigres (Panthera tigris), onças (Panthera onca) e leopardos (Panthera pardus), animais silvestres de porte relativamente grande, pertencem ao mesmo gênero: Panthera.

Mas esses animais assemelham-se aos gatos e, por isso, tanto o gênero Felis como o gênero Panthera pertencem à mesma família: Felidae. Muitas outras famílias de animais podem ser consideradas. A família Canidae engloba o cão (Canis familiaris), o lobo (Canis lupus) e a raposa (Vulpes vulpes).

Os felídeos e os canídeos são comedores de carne, assim como a família Ursidae (ursos) e Hyaenidae (hienas). Todas pertencem à ordem Carnívora. Como nem todo animal é carnívoro, existem outras ordens como a dos roedores (paca, rato), a dos primatas (macaco, homem), a dos cetáceos (baleia, golfinho), etc.

Os indivíduos dessas ordens, embora bem diferentes, apresentam uma característica comum: todas as fêmeas possuem glândulas mamárias e são agrupados na mesma classe: Mammalia (mamíferos).

Os mamíferos, assim como os peixes, anfíbios, répteis e aves, apresentam na fase embrionária um eixo de sustentação denominado notocorda, que origina a coluna vertebral. Por isso esses animais pertencem ao mesmo filo: Chordata.

O filo dos cordados, juntamente com o dos equinodermos (estrela-do-mar), artrópodes (insetos), anelídeos (minhoca), moluscos (caramujo) e outros, constituem o Reino Animalia ou Metazoa.


Autor: Amara Maria Pedrosa Silva
Fonte: Aprendaki.
Licença: Creative Commons License

Leia também! Assuntos relevantes