Daniel Rutherford

Por

Daniel Rutherford é um botânico e médico escocês nascido em Edinburgh que chamou atenção de todos, quando, ainda estudante, descobriu a existência de dois tipos de gases diferentes no ar, um deles, o nitrogênio que já era estudado nesta mesma época, Henry Cavendish (1731-1810), isolou o nitrogênio, enquanto Joseph Pristley (1733-1804), este último era considerado um dos maiores e mais famosos químicos amadores que definiu o ar como sendo vital pela vida.

Formou-se na Edinburgh University Scotland, universidade que seu pai detinha a cadeira de Theory and Practise of Medicine. Também foi aluno de Joseph Black (1728-1799), exerceu medicina em Edinburgh e tornou-se ilustre do Royal College of Physicians chegando a ser presidente e secretário, pelos serviços prestados e seus avanços no campo da medicina, foi indicado a Regius Chair de Medicine and Botany em Edinburgh e guardião do Royal Botanic Garden (1786), logo após a morte do Professor John Hope (1725-1786) e permaneceu em seu posto até sua morte.

Faleceu em sua cidade natal, Edinburgh, cinco anos depois de uma das descobertas mais importantes, Antoine Lavoisier conseguiu provar que o ar era uma mistura de 21% em volume de oxigênio e 79% de azoto que é um gás impróprio para a vida. O responsável por batizar o gás de nitrogênio foi Jean-Antoine Chaptal, porém, cem anos depois, Rayleigh e Ramsay provaram que os 79% de azoto de Lavoisier, na verdade era 78% de nitrogênio e 1% de gases nobres.

O título da descoberta do nitrogênio foi atribuída ao cientista devido a publicação de sua descoberta no Disseratio Inauguralis de Aere Fixo Dicto, Aut Mephitico, porém, na Grã-Bretanha os químicos Henry Cavendish e Joseph Priestley e na Suécia, foi descoberto na mesma época por Carl Wilhelm Scheele. Jean Chaptal o batizou de nitrogênio por identificar uma relação com o ácido nítrico. Fritz Haber (1868-1934) criou um processo de extração do nitrogênio do ar e a produção de amônia (NH3) que passou a ser utilizada como fertilizante em 1908.

Leia também! Assuntos relevantes