Danças Típicas do Equador

Danças Típicas do Equador

Por

O Equador é um país localizado na América do Sul, fazendo limite com Colômbia e Peru. Essa nação tem uma cultura radiante, repleta de peculiaridades. As músicas e as danças típicas do Equador têm uma profunda relação com os povos indígenas.

O Equador é formado por uma parte continental e também pelas ilhas Galápagos. O território total é de 256 370 km².

A cultura equatoriana é marcada pelas tradições dos povos mestiços, que têm ancestrais espanhóis, e também do seu povo nativo, que apresenta alguns elementos africanos.

No período da colonização, o Equador recebeu muitos imigrantes europeus e norte-americanos. As principais culturas que se encontraram e se fundiram no país foram: poloneses, ingleses, irlandeses e croatas.

Para os equatorianos, a dança representa a alegria das culturas. Algumas danças são manifestações em homenagem aos antepassados e aos deuses que abençoam as colheitas. As mais belas danças e tradições do Equador são encontradas nas províncias da serra equatoriana, como nas cidades de Imbabura, Pichincha, Cotopaxi, Tungurahua, Chimborazo, Canar e Azuay.

As principais danças são apresentadas em festas tradicionais que lembram os povos indígenas e as culturas antigas do país. Alguns ritmos também são dedicados a dar graças ao astro sol pela manutenção da vida. De uma forma geral, as mais importantes danças típicas do Equador são: o Chacarera, o Chamamé, o Cielito, o Bambuco, a Lambanda e o Tango.

Leia também! Assuntos relevantes