Danças Típicas do Acre

Danças Típicas do Acre

Por

A região norte do Brasil tem uma grande influência indígena. A cultura amazônica está presente nas tradições, nas danças, na comida e nas músicas do povo nortista.

No Acre, um dos Estados da região norte do Brasil, existem muitas danças típicas que sofreram importante influência dos povos indígenas. Os principais ritmos da região são o calipso, o carimbó, a marujada e as toadas. Algumas dessas danças fazem parte do folclore do Acre.

Vamos conhecer um pouco mais sobre as danças típicas do Acre:

Carimbó – Essa dança é muito tradicional no Acre. Nela, os homens vestem camisas e calças lisas e as mulheres vestem blusas com ombros à mostra e saias rodadas. Para dançar, os casais formam fileiras. O homem se aproxima da mulher batendo palmas, e as damas jogam um lenço no chão.

Calipso – Esse estilo musical nasceu em Trindad e Tobago. O ritmo é forte e a dança é bastante agitada. O estilo ficou conhecido no Brasil inteiro graças ao Grupo Calypso, da cantora Joelma.

Marujada – Essa dança é voltada para as mulheres. A Marujada é caracterizada pelo ritmo do retumbão. A dança é feita com bastões.

Toadas – As toadas são danças folclóricas. Um exemplo clássico é a toada do Boi de Parintins. A coreografia tem movimentos de pernas sincronizados com os braços e o corpo. As toadas ficaram famosas no Brasil todo graças ao músico Zezinho Corrêa, do Grupo Carrapicho; e à Fafá de Belém.

Leia também! Assuntos relevantes