Geografia

Dados Ambientais Alarmantes!

A cada ano, as informações sobre o aquecimento global e os danos ambientais causados pelo homem ao planeta se tornam mais alarmantes. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a degradação ambiental tem causado diversos problemas, inclusive relacionados aos riscos para a saúde humana.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) já mostram que 23% das mortes prematuras que ocorrem no mundo todo podem ter relação direta com fatores ambientais. São quase 7 milhões de pessoas que morrem anualmente por causa da exposição à poluição.

Além disso, as mudanças climáticas aumentam os casos de doenças como zika, malária e ebola.

Poluição hoje

Um relatório da Organização Mundial da Saúde mostrou dados alarmantes sobre a poluição do ar. Segundo o estudo, as fontes de energia que utilizam a queima de combustíveis, as indústrias e os veículos têm causado danos catastróficos à saúde da população mundial.

Esta realidade reforça a urgência da adoção de políticas que fortaleçam o uso de fontes de energia menos poluentes, como a energia solar e a energia eólica.

Clima hoje

O ano de 2016 registrou um recorde no aumento das temperaturas, graças ao aquecimento global e ao fenômeno climático El Niño. É preciso reduzir as emissões de gases do efeito estufa para frear as mudanças climáticas.

De acordo com estudos, as temperaturas globais médias já estão 1,35 ºC acima do normal. O dado foi divulgado pela Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa).

Aquecimento global

O aquecimento global vem atingindo o planeta Terra de muitas maneiras, seja na intensificação de chuvas em algumas regiões e de secas severas em outras ou na elevação do nível dos oceanos.

A situação é preocupante, pois, apenas em 2016, já foram constatados os seis meses mais quentes das últimas décadas. A esperança para contornar o problema é que os 195 países que participaram da cúpula do clima da ONU em Paris, no ano de 2015, coloquem em prática o acordo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa a zero até o ano de 2100.

Como será o futuro da humanidade?

O mundo vem passando por uma acelerada transformação, com alguns danos irreversíveis à natureza. De acordo com pesquisas científicas, caso o ritmo de destruição não seja contido, a qualidade de vida no planeta estará ameaçada.

Isso significa que, se não frearmos os danos ambientais, futuramente cerca de sete milhões de pessoas sofrerão com inundações nas regiões costeiras, até 3,2 milhões de pessoas passarão por severa escassez de água e 600 milhões de pessoas serão expostas à fome. Estas situações podem ocorrer antes mesmo do ano 2080.

O aquecimento deve prejudicar todas as formas de vida na Terra, elevando o risco de extinção de espécies vegetais e animais. Os problemas ambientais também podem elevar a incidência de furacões e de outros desastres naturais. Outro risco é que nos próximos 50 anos o nível do mar suba entre 30 e 80 cm com o derretimento das calotas polares.

O que você pode fazer para evitar que isso tudo aconteça com o nosso planeta? Lembre-se: a consciência da preservação ambiental é um dever de todo cidadão!