Curiosidades sobre as guerras púnicas

Curiosidades sobre as guerras púnicas

Por

As Guerras Púnicas aconteceram em diferentes momentos e contaram com diversas batalhas entre Roma e Cartago. Os principais conflitos ocorreram em três fases diferentes: A Primeira Guerra Púnica, a Segunda Guerra Púnica e a Terceira Guerra Púnica. Confira algumas curiosidades sobre os combates:

1 - Cartago foi uma antiga colônia fundada na África, pelo povo fenício, no século IX a. C. Nessa região, encontramos hoje o território da Tunísia.

2 - Cartago foi uma potência mercantil, militar e naval, e controlou o comércio no mar Mediterrâneo por muitos anos.

3 – A guerra contra Roma aconteceu pelo domínio do mar Mediterrâneo.

4 - Cartago possuía colônias na Sicília, na Sardenha, na Córsega, na costa africana e na Espanha.

5 – Na Primeira Guerra Púnica (264-241 a.C), Roma se intrometeu nos conflitos entre os gregos da cidade de Siracusa (Sicília) contra os cartagineses.

6 – Durante a Primeira Guerra Púnica, os romanos desenvolveram táticas de combate naval e construíram 330 navios.

7 - Em 247 a.C, o general Amilcar Barca assumiu o controle das frotas de Cartago.

8 - Em 241 a.C, os romanos venceram os cartagineses na Batalha das ilhas Égadi. Com a derrota, Cartago foi obrigada a assinar um acordo de paz com Roma.

9 - Na Segunda Guerra Púnica (218-201 a.C), o conflito se deu por que Cartago decidiu explorar as minas de prata na região da Hispânia. Os cartagineses acabaram derrotados pelos romanos mais uma vez.

10 – Neste período, aconteceu a fundação da Nova Cartago, a capital da Hispânia.

11 - Em 218 a. C, os romanos declararam nova guerra a Cartago. Neste período, aconteceu um conflito marcante, com a participação de 45 mil guerreiros na região dos Alpes.

12 - Em 2 de agosto de 216 a. C, os romanos e os cartagineses travaram a Batalha de Canas, que marcou a maior derrota para os romanos.


Assista a vídeo-aula sobre as guerras púnicas.


13 – Cartago foi derrotada novamente e Roma impôs cobranças à região, exigindo que esta entregasse sua frota, suas terras conquistadas e pagasse uma indenização. Roma conquistou a Gália e a Hispânia.

14 - A Terceira Guerra Púnica (149-146 a.C) começou por motivações políticas. Os Numidas foram incentivados a atacar os cartagineses para destruir Cartago completamente. Depois de 3 anos de conflitos, os cartagineses partiram para a guerra e desobedeceram o tratado com Roma.

15 - Em 149 a.C os romanos atacaram Cartago. A vitória romana consolidou a supremacia de Roma na região do Mediterrâneo.

Leia também! Assuntos relevantes