Cromatografia

Cromatografia é o método de análise química que permite separar os componentes de uma mistura. É um conjunto de técnicas de análise que utiliza a diferença da velocidade de migração, provocada por um fluído de uma mistura em uma fase estacionária.

Em todas as técnicas de Cromatografia há essa fase, em que todo o material adsorve a mistura em análise; e uma fase móvel, em um líquido ou um gás.

Se na primeira a superfície é sólida, a cromatografia é de adsorção, se é líquido, de partição. A Cromatografia em coluna utiliza um tubo de vidro, aberto em cima e fechado em baixo por uma torneira, que contém o adsorvente, finalmente pulverizado.

A seguir, procede-se ao cromatograma, isto é, lava-se a coluna com um solvente ou mistura de solventes, vertido de cima aos poucos. Essa lavagem tem o nome de eluição. Os solutos, que estavam dissolvidos na superfície do sólido, vão sendo transportados em diferentes velocidades, e assim ocorre a separação.

O arraste durante a eluição se dá porque as moléculas adsorvidas ficam submetidas ao campo de força das moléculas do solvente e também porque as moléculas desalojam moléculas do soluto durante a disputa pêlos grupos ativos das fases estacionárias.

Além da Cromatografia de coluna, existem diversas outras, como a cromatografia de papel, a de camada fina, que combina as vantagens das duas, a em fase gasosa, que usa hélio ou hidrogênio como fase móvel e a cromatografia por troca iônica.

Leia também! Assuntos relevantes