Geografia

Crise Europeia em 2012

O mundo está assistindo, em 2012, a uma das piores crises a atingir a Europa. O endividamento dos países europeus tem derrubando bolsas e governos, e afetado a economia do mundo inteiro.

Na maioria dos países europeus a crise foi gerada pelo descontrole das contas públicas. Os países que formam a chamada Zona do Euro são os mais atingidos por problemas financeiros. Economistas afirmam que o atual panorama mostra que a atual crise europeia levará anos para ser superada.

Países como Grécia, Portugal e Espanha têm gastado mais dinheiro do que arrecadam de impostos. Assim, as dívidas se acumularam acarretando a crise econômica.

Os primeiros problemas financeiros que atingiram o continente aconteceram em 2007. Já em 2008, as suspeitas de crise levaram os governos a injetarem trilhões de dólares nas economias mais afetadas. E em 2010, a situação se agravou ainda mais.

Atualmente, Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha são os países que se encontram em situação mais delicada na zona do euro.