Crescimento populacional

Crescimento populacional

Por

O crescimento populacional é o aumento do número de habitantes registrado ao longo das décadas. O crescimento populacional é medido no planeta para ajudar os governos a entenderem os desafios que devem ser enfrentados em termos de recursos naturais, produção de alimentos, recursos destinados a áreas fundamentais, como saúde e educação, e também para conhecer o envelhecimento da população e o número de nascimentos.

Graças aos dados do crescimento populacional, conseguimos determinar taxas de mortalidade, expectativa de vida e natalidade. O crescimento populacional é um fenômeno relacionado ao crescimento vegetativo da população, ou seja, o saldo entre as taxas de natalidade (nascimentos) e de mortalidade (mortes).

Hoje, a população mundial é de cerca de 7,2 bilhões de pessoas, mas a expectativa da ONU é que esse número alcance a marca de 9,6 bilhões em 2050. O crescimento será maior nos países em desenvolvimento.

Segundo o relatório Perspectivas da População Mundial: Revisão de 2012”, o número de habitantes ficará estável em países de primeiro mundo, chegando à marca de 1,3 bilhão de pessoas até 2050. Nas próximas décadas a população da Europa deve diminuir 14%.

O relatório também indica que a Índia será o país mais populoso do mundo, ultrapassando a marca da China no ano de 2028. Especialistas afirmam que o número de pessoas no planeta deve atingir seu pico em apenas 40 anos.

Leia também! Assuntos relevantes