Cores primárias, secundárias, terciárias e cores quentes

Cores primárias, secundárias, terciárias e cores quentes

Por

As cores estão presentes no nosso dia a dia, desde as flores e a natureza até os objetos que temos em casa e roupas que vestimos. Estas podem ser classificadas como cores primárias, secundárias ou terciárias, ou ainda cores quentes, frias e neutras. Mas o que essas classificações significam?


Cores primárias


cores primárias

Chamamos de primárias o conjunto de cores que podem ser usadas para combinar e criar outras cores. São usadas para aplicações humanas, normalmente, três cores primárias, o azul, o vermelho e o amarelo. As cores secundárias são, por sua vez, aquelas que surgem da mistura de duas cores primárias, e as terciárias correspondem às misturas entre uma cor primária e outra secundária.


Cores secundárias


cores secundárias

São cores secundárias, por exemplo, o verde, que é a união do azul e do amarelo, o laranja, que é a união do amarelo e do vermelho, e o roxo, que é a união do vermelho e do azul. São exemplos de cores terciárias o vermelho-arroxeado, que é a união do vermelho com o roxo, o vermelho-alaranjado, que é a união do vermelho com o laranja, o amarelo-esverdeado, que é a união do amarelo e do verde.

Cores terciárias


cores terciárias

Essas combinações são interessantes para diversas coisas, como pinturas de quadros, desenhos, e até mesmo para a coloração de tecidos e materiais que são usados no cotidiano de cada um de nós.

Outra classificação das cores


Cores quentes e Cores frias


cores quentes e cores frias

As cores ainda podem ser classificadas como neutras, quentes e frias. São neutras as cores que possuem pouca reflexão da luz, como os tons de cinza e de marrom; são quentes as cores que transmitem sensação de calor, como o vermelho, o amarelo e o laranja; e, por fim, são frias as cores que dão a sensação de frio, como é o caso do violeta, do verde e do azul.

Leia também! Assuntos relevantes