Cordados

Por

Os cordados formam um grupo de animais bastante complexos e com diversas espécies. Estes animais são vertebrados e compreendem os peixes, anfíbios, répteis, algumas aves e até mamíferos. Os cordados têm uma coluna vertebral segmentada e um crânio que envolve e protege o cérebro.

As espécies do grupo dos cordados têm como característica principal a presença de notocorda, um tipo de estrutura presente na região entre o tubo digestivo e a medula espinal. A palavra Cordado vem do latim Chordata. O filo conta com diversos animais que apresentam perfil morfológico comum.

O grupo dos cordados tem mais de 40 mil espécies. Estes animais habitam diversos tipos de ecossistemas.

As principais características das espécies são:

Presença de Notocorda - Estrutura de sustentação do corpo, que fica na região entre o tubo neural e o tubo digestório. Em algumas espécies, essa estrutura é substituída pela coluna vertebral.

Presença de Fendas branquiais na região da faringe – Estruturas embrionárias, que auxiliam na respiração nos animais aquáticos. Nas espécies terrestres, as fendas são substituídas pela faringe e pela traqueia.

Presença do sistema nervoso dorsal – É um tubo nervoso que fica acima da notocorda.

Presença da cauda pós-anal – Estrutura de cauda.

Estes animais também contam com cordão nervoso, sistema digestivo completo, coração ventral com vasos sanguíneos e esqueleto interno ósseo ou cartilaginoso. Entre os animais cordados, podemos destacar os anfíbios, répteis, tubarões e os peixes em geral.

Leia também! Assuntos relevantes