Confúcio (551 aC - 478 aC)

Confúcio foi um importante filósofo chinês, que viveu entre os anos de 551 e 478 a.C. Sua obra se tornou bastante popular no ocidente, sendo conhecida e seguida por diversas pessoas na Europa e outras regiões.

A filosofia de Confúcio deu origem a um sistema filosófico que ainda hoje é praticado por mais de 5 milhões de pessoas. Ele é um dos principais filósofos do Oriente. Conheça a vida e a obra de Confúcio!


Vida e obra de Confúcio

Confúcio nasceu em 551 a.C. Seus pensamentos deram origem a um livro chamado de Analectos de Confúcio. Essa obra tem para os orientais a mesma importância que a Bíblia tem para os ocidentais. Os ensinamentos de Confúcio conquistaram milhões de admiradores no mundo todo.

O filósofo viveu no nordeste da China, na região da província Xantung. Vindo de uma família pobre, Confúcio passou por grandes dificuldades com sua mãe, já que seu pai morreu quando ele tinha apenas três anos.

Na juventude, ele estudou história e arqueologia, e passou a atuar como professor. Suas grandes influências na filosofia foram Lao Tzu, o Taoísmo e K’ung Fu-Tzu.

Confúcio falou bastante sobre os relacionamentos entre as pessoas. Ele se tornou filósofo da corte, orientando os governantes chineses para que dessem bons exemplos à sociedade. Ele acredita que um bom líder devia ter virtude interior. Confúcio era contra a tirania e pregava que o Estado tinha que servir o povo.

Suas principais obras foram: o Livro dos Poemas, o Livro da História, o Livro das Etiquetas e o Livro das Mutações. Os textos foram traduzidos para diversos idiomas.

O movimento do Confucionismo inclui ensinamentos populares nos dias de hoje, como: "não faça aos outros o que você não quer que seja feito a você”, “o silêncio é um amigo que nunca trai” e “o homem superior atribui a culpa a si próprio; o homem comum aos outros”. Todos os escritos do filósofo tinham como objetivo estabelecer relações harmoniosas entre os membros de uma sociedade.


O Confucionismo

Existe hoje uma religião batizada de Confucionismo. Os seguidores estão concentrados principalmente na Ásia. Esta crença é a sexta com mais fiéis no mundo. A ideia desta religião é pregar a ética, o respeito à família e à sociedade, a justiça moral e social, o altruísmo e a benevolência.

Confúcio também era conhecido como Mestre Kung. Ele marcou seu nome na história como o filósofo e pensador político mais famoso da China. Foi um homem com uma mente brilhante, que trilhou uma promissora carreira de professor, dominando diversas áreas como a história, a aritmética e a poesia.

Os provérbios de Confúcio foram reunidos no texto Lun Yu (Os Analectos). Atualmente, o confucionismo é a base para a ética empresarial japonesa, e seus ensinamentos também são praticados em nações como Coréia do Sul e Singapura.

O filósofo valorizava a educação como fonte de mudança e desenvolvimento para a sociedade, com destaque para a formação do caráter do cidadão.

Leia também! Assuntos relevantes