Confronto entre as nações no século XX

Confronto entre as nações no século XX

Por

O século XX foi marcado por históricos conflitos e guerras entre as nações. A Primeira Guerra Mundial, que aconteceu entre os anos de 1914 e 1918, é um exemplo desses conflitos. A grande primeira guerra mundial atingiu as principais nações europeias.

Os desentendimentos entre Alemanha, Itália, França e Inglaterra na disputa por riquezas e colônias e na concorrência comercial foram alguns dos motivos que levaram ao acontecimento da Grande Guerra. Cada país queria defender seus próprios interesses e, para isso, iniciaram uma corrida armamentista.

O início da Primeira Guerra aconteceu após o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, que levou à declaração de guerra contra a Servia. Os países europeus fizeram suas alianças políticas e militares e a grande guerra começou.

Os protagonistas da Primeira Guerra eram a Tríplice Aliança, formada por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha; e a Tríplice Entente, formada por França, Rússia e Reino Unido. Em 1917, os Estados Unidos entraram no conflito ao lado da Tríplice Entente.

Com o fim da Primeira Guerra, os derrotados tiveram que assinar o Tratado de Versalhes. A guerra deixou mais de 10 milhões de mortos.

Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria

O próximo grande conflito armado foi a Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945. A guerra teve dois grupos rivais: os Aliados e o Eixo. Nessa guerra aconteceram os primeiros ataques com armas nucleares.

A Segunda Guerra começou por causa dos governos totalitários e seus objetivos militaristas. O primeiro passo para a evolução da guerra foi em 1939, quando o exército da Alemanha invadiu a Polônia. O grupo dos Aliados era formado por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos; e o grupo do Eixo contava com Alemanha, Itália e Japão.

A guerra terminou com a vitória dos Aliados, em 1945. O resultado da Segunda Guerra foi um alinhamento político mundial entre capitalistas e socialistas. União Soviética e Estados Unidos surgiram como superpotências.

A Segunda Guerra abriu o caminho para o início da chamada Guerra Fria, que durou cerca de 46 anos, entre 1945 e 1991. Os Estados Unidos se cercaram de aliados no período, enquanto os soviéticos criaram um isolamento político.

A Guerra Fria foi marcada por um conflito indireto entre socialistas e capitalistas e por diversas demonstrações de poder. A ordem bipolar da Guerra Fria desencadeou testes de armas nucleares e alianças entre países capitalistas e socialistas. O conflito só acabou quando a União Soviética entrou em colapso econômico e político.

Leia também! Assuntos relevantes