Conflitos atuais na Europa

Conflitos atuais na Europa

Por

A Europa vive um momento de tensão graças aos conflitos que vêm acontecendo entre Rússia e Ucrânia. A atual situação de conflitos deixa o mundo e todo o continente europeu em alerta. O problema se agravou ainda mais depois que a região da Crimeia, na Ucrânia, foi anexada à Rússia.

Os governos europeus não gostam das ambições expansionistas da Rússia de Vladimir Putin. Todo o Leste Europeu está em estado de alerta com a situação. Segundo especialistas em política internacional, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, tenta conter a influência dos Estados Unidos e da União Europeia no conflito.

O continente vive uma espécie de instabilidade política. Outros territórios da Ucrânia já estão vivendo conflitos pró-Rússia, em busca de também conquistarem a anexação ao país.

A Europa tem regiões como a Transnístria, território separatista entre a Moldávia e a Ucrânia, que também podem entrar em crise e conflitos armados a qualquer momento. Países como Belarus, Azerbaijão, Armênia e Geórgia também estão em uma situação delicada.

Estônia, Letônia e Lituânia, repúblicas bálticas que pertenceram à União Soviética, vivem a tensão e os desdobramentos do conflito na Ucrânia. Na Estônia, os russos já representam um terço da população. Na Letônia, 25% da população fala russo. Essa realidade pode fortalecer o governo Putin em uma empreitada de conquista de novos territórios. Os Estados Unidos já enviaram preventivamente reforços militares para a região.

A Polônia também é uma nação que passa por um momento de insegurança política. De uma forma geral, todos os países citados se sentem ameaçados pela Rússia. A tendência é que as tensões aumentem, criando uma situação semelhante a uma nova Guerra Fria.

Leia também! Assuntos relevantes