Conceito de Inflação

Conceito de Inflação

Por

Popularmente inflação significa o aumento exagerado dos preços no mercado. Na economia o termo representa a queda do poder de compra do dinheiro. Existem alguns modelos para se medir o índice de inflação de um país. No Brasil o cálculo é feito através do modelo de médias estatísticas móveis, onde as altas e baixas são excluídas pela média. Nos EUA, o modelo é diferente: é excluído o valor de produtos com maior probabilidade de choques de custo. O ideal é que o índice inflacionário esteja entre 2% e 4,5 %.

Os processos que geram a inflação podem ser classificados. Inflação reprimida é gerada pelo congelamento dos preços pela política econômica do país. Inflação de custo acontece por causa do aumento do custo de produção. Inflação de demanda ocorre devido ao aumento do consumo, ou seja, os preços aumentam por causa do aumento da demanda sem que haja um aumento da oferta.

A inflação gera grandes problemas na economia de um país. A distribuição de renda piora e há mudanças em diversos índices econômicos.

Juliana Miranda - Equipe do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes