Conceito de Estresse

Conceito de Estresse

Por

O estresse é uma reação física e psicológica a estímulos externos hiper-atuantes no cotidiano de uma pessoa. Trocando em miúdos, é uma reação à sobrecarga cotidiana de determinada atividade, contato pessoal, padrão psicológico ou a somatória desses fatores.

Ele pode ser causado pela ansiedade ou depressão, por exemplo. Pessoas que são predispostas a esses padrões psicológicos têm mais dificuldade em encarar mudanças no cotidiano e o excesso de cobrança (interna e externa) de atividades diárias.

São fatores estressores o desprezo amoroso, dor, mágoa, luz forte, som alto, dívidas ou problemas financeiros, estilo de vida, idade, calor, insônia, conflitos pessoais e decepção.

Os fatores de estresse podem ser traumático, cotidiano e crônico.

O traumático caracteriza-se por acontecimentos específicos que deixam marcas profundas e passam da capacidade de adaptação do indivíduo.

O cotidiano caracteriza-se por acontecimentos desgastantes do dia-a-dia, que interferem no bem-estar. Os exemplos são aborrecimentos por falta de dinheiro, aumento dos preços e cuidados com a casa.

O crônico é definido como situações que acontecem por um período longo e refletem em experiências repetidas. O exemplo disso é o excesso de trabalho ou o desemprego.

Fica mais próximo de desenvolver o estresse pessoas com vulnerabilidade emocional e dificuldade em adaptação aos fatos, ou até mesmo pessoas com dificuldade em modificar os fatos que a levam ao estresse.

Entre os sintomas emocionais ligados ao distúrbio está depressão, ansiedade, medo, pânico, irritabilidade e desânimo. Sintomas físicos como taquicardia, falta de libido e até mesmo queda de cabelo são provocados pelo estresse.

Para evitar ou aliviar os fatos da vida que incomodam, uma dica é fazer atividades que geram prazer.

Juliana Miranda - Equipe do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes