Conceito de Arte Cênica

Conceito de Arte Cênica

Por

A arte cênica é toda forma de arte que é feita em um palco ou em público. Elas podem acontecer em praças e ruas, assim como em palcos improvisados. A arte cênica pode ser chamada também de arte performativa. Ela é classificada em 4 classes: ópera, teatro, dança e circo.

A ópera é a encenação de um drama combinado com música. O drama utiliza elementos teatrais, como vestuário, cenografia e atuação. Só que ao invés de se falar, a letra é cantada. Os cantores são acompanhados por grupos musicais.

O teatro é desenvolvido por um ator ou um conjunto de atores que interpretam uma história para um público. Os espetáculos têm como objetivo despertar o sentimento dos espectadores.

A dança é a expressão artística corporal. Ela é caracterizada pelo uso do corpo, que realiza movimentos ensaiados ou improvisados. A dança normalmente é acompanhada por um ritmo musical.

O circo é uma companhia que reúne artistas de especialidades muito diferentes. Nesse conjunto há malabaristas, palhaços, acrobatas, equilibristas, domadores entre outros. O circo é organizado em um picadeiro circular. Suas apresentações costumam acontecer debaixo de uma grande lona.

Juliana Miranda - GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes