Computador

Por

Todo computador é uma máquina para armazenamento e processamento de dados. Esse equipamento é de extrema importância para o mundo moderno, pois garante mais agilidade para os processos e permite a interação entre pessoas do mundo todo, acabando com as fronteiras geográficas. O computador é uma máquina que surgiu como aliada da globalização e dos interesses econômicos do mundo.

Os computadores modernos são excelentes para cálculos em grande escala, trabalhos gráficos, desenho industrial, tratamento de imagens, comunicação, negócios e entretenimento. O computador tem um sistema físico que trabalha de acordo com um conceito matemático.

Os computadores pessoais e laptops são grandes marcos da Era Digital. É possível dizer que o desenvolvimento dos computadores começou com as pesquisas de Charles Babbage, um matemático inglês que trabalhou com o conceito de harmonia entre as máquinas e a matemática. Esses estudos foram desenvolvidos em 1812 e mostraram que as operações matemáticas repetitivas poderiam ser desenvolvidas com mais agilidade por máquinas do que por homens.

Nesse sentido, a álgebra booleana, ou álgebra binária, apareceu para facilitar os avanços do computador. Hoje, o sistema binário 0 ou 1 é a base de todos os sistemas computacionais existentes.

Durante a II Guerra Mundial, o desenvolvimento dos computadores eletrônicos tomou conta dos governos. Nesse período, os alemães desenvolveram o Z3, um computador capaz de projetar aviões e mísseis. A Inglaterra desenvolveu o Colossus, computador utilizado para a decodificação das mensagens alemães. E os Estados Unidos desenvolveram o ENIAC, já durante a Guerra Fria, para ser o primeiro computador digital eletrônico de grande escala.

Leia também! Assuntos relevantes