Comportamento Humano

Por

O comportamento humano é alvo de estudos e pesquisas científicas. A análise do comportamento já é classificada como uma ciência natural, e muitos médicos e psiquiatras se especializam nessa vertente do conhecimento para tornar seu trabalho mais eficiente.

O Comportamento Humano nada mais é do que a interação entre os organismos e seus ambientes. A Análise do Comportamento é composta pelo “Behaviorismo Radical”, um conjunto de pressupostos filosóficos; pela Análise Experimental do Comportamento; e pela Análise Aplicada do Comportamento.

O comportamento humano apresenta grande variedade de nuances, que não podem servir de regras para todas as outras pessoas, pois cada ser apresenta características individuais e devem ser vistos e analisados de acordo com suas particularidades.

Dentro do comportamento humano, é possível citar atitudes como arrogância, timidez, altruísmo, vaidade, entre outros.

Nos indivíduos arrogantes nota-se uma extrema dificuldade para olhar as outras pessoas nos olhos. São pessoas que não interagem e se tornam indiferentes ao ambiente.

Já os indivíduos super engraçados acabam, na verdade, segundo especialistas, sendo pessoas bastante inseguras, que necessitam que os outros os aprove através de brincadeiras.

Existem ainda os preocupados com a opinião alheia. Normalmente, essas pessoas são consideradas inseguras por isso precisam da aprovação externa.

As pessoas consideradas egoístas são aquelas que pensam que só dependem de si próprias. Pensam somente no seu bem-estar e não costumam dividir nada, além de apresentarem ciúme excessivo.

São várias as definições do comportamento humano e algumas características só podem ser sanadas ou minimizadas com a ajuda de um profissional, numa boa terapia. Entre outras formas de comportamento humano podemos ainda citar: indivíduos perfeccionistas, pessoas mal-agradecidas, e os autoritários.

Juliana Miranda do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes