Complexo Metropolitano do Sudeste Brasileiro

Complexo Metropolitano do Sudeste Brasileiro

Por

O Complexo Metropolitano do Sudeste é uma região estratégica para a economia do Brasil por abrigar as principais indústrias do país. Essa região concentra mais de 72 milhões de habitantes em áreas metropolitanas entre os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

A rodovia Presidente Dutra, uma das mais movimentadas do Brasil, faz a ligação desse complexo metropolitano. Além de pólos industriais, a região também conta com pólos tecnológicos, como a cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba.

A região sudeste é a mais industrializada e mais urbanizada do Brasil. 73% das indústrias estão instaladas nesse complexo, garantindo grande parte da arrecadação de impostos do país, principalmente nas duas metrópoles – São Paulo e Rio de Janeiro.

Apesar de toda a riqueza desse complexo metropolitano, o sudeste também apresenta grandes desafios, como os de garantir a distribuição de energia elétrica, água potável e saneamento, e reduzir os índices de criminalidade na região.

O Estado de Minas Gerais também é importante dentro do Complexo Metropolitano do Sudeste. Lá se encontra uma das principais regiões mineralógicas do país: o Quadrilátero Ferrífero, no centro-sul de Minas.

Ainda podemos destacar a presença do Espírito Santo, Estado com predomínio de tecnopolos e produção de petróleo.

O Sudeste é a região mais importante e desenvolvida do Brasil, destacando-se como centro de decisões e concentração de riquezas.

Leia também! Assuntos relevantes