Companhia ou Compania? Saiba mais!

Em algum momento você já teve dúvidas sobre o uso das palavras Companhia e Compania? Se a resposta for sim, está na hora de acabar, definitivamente, com qualquer tipo de dúvida sobre a grafia desta palavra!

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que a única palavra correta e encontrada no vocabulário do idioma português é Companhia. As pessoas começaram a usar o termo compania na oralidade e nas conversas informais, mas esta palavra não existe!

O que acontece é que existe uma certa confusão com a pronúncia de alguns vocábulos do idioma, que, muitas vezes, não são pronunciados da maneira correta, como são escritos. No dia a dia, o uso de companhia ou compania acaba gerando uma dúvida frequente e comum. Sendo assim, se você é falante nativo da língua portuguesa, saiba: a forma correta é Companhia!

Companhia ou compania?

A palavra companhia é usada para fazer referência a uma empresa e também para mencionar o fato de se estar acompanhado, ou seja, estar na companhia ou junto de alguém. Muitas pessoas se confundem porque pensam que a palavra companhia só pode ser usada para empresas e que, portanto, teriam que usar compania para o ato de acompanhar.

Tenha em mente sempre que a palavra companhia é a correta para ambos os casos e que a grafia aceita pela norma culta é com NH no final. Em resumo, o certo é “companhia”, já que “compania” não existe na Língua Portuguesa.


Origem da palavra Companhia

A palavra companhia vem de companha e do latim com panis, que era um termo usado para designar o ato de as pessoas comerem o pão juntas. Com a evolução do idioma, o sentido foi modificado para pessoas que estão juntas, unidas em um determinado momento.

Vale dizer também que companhia é um substantivo que indica o exercício do coletivo, ou seja, de estar junto de uma pessoa ou várias pessoas. Agora que você já sabe a palavra correta, evite os vícios de linguagem e fale o português corretamente no dia a dia. Dessa forma, você irá preservar o idioma falado e escrito, além de se expressar corretamente, de acordo com a norma da gramática e sem prejuízos para a comunicação.

Saiba também que, quando você deixa de pronunciar o vocábulo “Nh”, você está cometendo um desvio de ortoepia, ou uma falha na correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais.

Leia também! Assuntos relevantes