Como votar e como justificar voto?

Como votar e como justificar voto?

Por

O eleitor brasileiro tem o voto como obrigatório. Votar é exercer a cidadania e fazer valer seus direitos. Por isso, é muito importante que todo cidadão compareça aos processos eleitorais realizados no país.

Para votar, basta que o cidadão brasileiro se dirija a sua sessão e zona eleitoral, munido de título de eleitor e um documento oficial e original com foto. Ao chegar ao local de votação, os eleitores contam com os fiscais e voluntários que podem ajudá-los a encontrar sua sala de voto.

Normalmente, é preciso enfrentar uma fila para chegar à urna eletrônica. Antes de votar, o eleitor assina o livro de presença e recebe do fiscal seu comprovante de voto, que deve ser bem guardado. Depois disso, basta ir até a urna eletrônica, digitar os números dos candidatos escolhidos e clicar na tecla “confirma”.

É preciso ficar atento à foto e ao número do candidato que aparecem na tela da urna eletrônica para não cometer erros. É possível levar uma cola com os números para olhar no momento da votação.

No caso dos eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição, será obrigatória a justificativa da ausência. Isso deve ser feito por meio do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que precisa ser devidamente preenchido e entregue no dia da votação em qualquer colégio eleitoral.

O formulário pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, no site do TSE e no site dos tribunais regionais eleitorais. Geralmente, as escolas já têm postos de justificativa para facilitar a vida do eleitor.

Para justificar o voto no dia da eleição, basta que o eleitor apresente o título eleitoral, um documento oficial de identificação com foto e o Requerimento de Justificativa Eleitoral devidamente preenchido. Se o eleitor não entregar a justificativa no dia da votação, ele deve apresentá-la em até 60 dias após cada turno do processo eleitoral.

Leia também! Assuntos relevantes