Como se vivia no Brasil antes da eletricidade?

Como se vivia no Brasil antes da eletricidade?

Por

Você consegue imaginar como seria viver sem eletricidade? Para as novas gerações, a falta da energia elétrica é algo inimaginável. Seria impossível viver sem computador, geladeira, televisão, chuveiro elétrico e tantos outros confortos e comodidades trazidas pela energia elétrica.

Contudo, até o século 19, todos viviam sem eletricidade no Brasil. Nesse período, não havia nem mesmo a iluminação pública e, por isso, as pessoas dormiam bem cedo ou ficavam em casa, iluminados pela luz da lamparina ou do lampião.

Quando não havia a iluminação no Brasil, as pessoas se guiavam pela luz da lua cheia. Antes da chegada da lâmpada elétrica, as casas eram iluminadas por velas ou lampiões a gás.

A luz chegou a São Paulo em 1900. Nos municípios do interior, essa inovação só começou a partir do século XX. Mesmo depois da chegada da energia elétrica, as cidades brasileiras só eram iluminadas até às 8 da noite. Depois desse horário, a energia era cortada.

Nessas condições, a população precisava improvisar em muitas atividades. Por exemplo, para passar roupa eram usados ferros à brasa. A atividade era delicada e exigia cuidado, pois a fuligem podia cair na roupa e sujá-la ou até queimá-la. Como não existia geladeira, as pessoas precisavam comprar alimentos frescos todos os dias ou deixá-los cozidos para o consumo. E como já é de se imaginar, os banhos eram frios ou com água aquecida no fogão à lenha.

Leia também! Assuntos relevantes