Como se previnir da Gripe A

Como se previnir da Gripe A

Todos nós devemos aprender como prevenir a contaminação pelo vírus da nova gripe conhecida como gripe suína, gripe h1n1 e gripe tipo A. Atualmente se sabe que a taxa de mortalidade da nova gripe é equivalente ao da gripe humana mas devemos lembrar que ninguém possui imunidade contra a nova gripe e por isso a possibilidade de um enorme número de pessoas se contaminar em um curto espaço de tempo é grande.

Isto significa que mesmo a taxa sendo de 0,5% se 1 bilhão de pessoas se contaminarem teremos 5.000.000 de vitimas. E basta que uma destas seja de nossa família para que tenhamos uma grande infelicidade em nossa vida.

Outra coisa importante é que pessoas que já tem algum tipo de problema de saúde não podem pegar a gripe já que ela tende a agravar sua doença atual levando a complicações graves. Por isto mesmo que você seja saudável deve se prevenir contra a gripe porque certamente você não gostaria de saber que foi responsável pela contaminação de pessoas debilitadas que por sua vez podem até falecer devido a sua falta de cuidado com relação a prevenção.

1) Deixe seu sistema imunológico fortalecido. Existem alimentos ricos em vitamina A, C, E, ácido fólico e zinco que podem deixar seu sistema imunológico mais fortalecido contra infecções por vírus e bactérias. Veja este artigo. Tente evitar o estresse pois ele baixa a imunidade do corpo.

2) Evite viajar para cidades onde existe um grande número de casos confirmados. A única forma possível de se pegar a gripe suína é entrar em contato com o vírus expelido pela boca e naríz de pessoas que estão atualmente contaminadas.

3) Evite locais com aglomerados de pessoas. Não fique em locais fechados com ventilação artificial feita por ar-condicionado. Evite elevadores. Não fique em salas com pessoas que estejam apresentando os sintomas da gripe. Um simples espirro pode atingir qualquer pessoa que esteja a 3 metros do doente.

4) Lave as mãos. Muitos casos de contaminação ocorre porque as pessoas tocam objetos sujos com gotículas de espirros e tosses do contaminado e depois colocam a mão suja nos olhos, nariz e boca. Nunca toque estas partes do seu corpo com a mão suja. Focos de contaminação comuns são mesas de restaurante, corrimão de escadas, escadas rolantes, maçanetas de portas, cabides de lojas de roupas, barras de ferro de ônibus e metrô, dinheiro e até torneiras de banheiros públicos. O importante é se policiar para saber onde está colocando a mão para depois poder lavar. O vírus morra com facilidade em contato com álcool, sabão e detergente. O simples fato de pegar nos recipientes de tempero que ficam sobre as mesas dos restaurantes pode ser perigoso já que saleiros, potes de catchup não costumam ser higienizados regularmente e ficam expostos sobre mesas em que pessoas contaminadas podem ter espirrado e tossido.

5) Não compartilhe objetos de uso pessoal ou alimentos com pessoas contaminadas com qualquer tipo de gripe. Evite utilizar bebedouros públicos. Pratos, talheres e copos de pessoas contaminadas devem ser bem lavados. Evite comer em restaurantes onde você suspeite da higiene dos talheres e copos. Não toque nos alimentos que você está comendo e não compre alimentos em lanchonetes onde os funcionários da cozinha não utilizam luvas (é muito comum).

6) Use máscaras cirúrgicas do tipo N95 quando for obrigado a frequentar locais de risco e de grande foco de contaminação pelo vírus.

7) Se aparecer sintomas da gripe procure um médico imediatamente. Todas as pessoas que estão gripadas que sentem dificuldade de respiração, dor no tórax, confusão mental, presença de secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada ou cor de tijolo, as vezes com rajas de sangue devem procurar um médico imediatamente pois a gripe pode ter avançado para um estado de pneumonia. Todas as pessoas que possuem algum tipo de doença cardíaca, pulmonar ou qualquer outro tipo que deixe a pessoa com sistema imunológico debilitado deve procurar um médico imediatamente quando aparecer os sintomas da gripe.

Quanto menos você sair de casa menor a possibilidade de pegar o vírus da Gripe Suína já que o contágio só acontece quando temos contato com a pessoa ou com os restos da sua tosse ou espirro.

Bibliografia:
http://www.gripesuinah1n1.com/como-se-prevenir-contra-nova-gripe-suina-h1n1-tipo-a.html

Texto enviado às 18:55 - 16/09/2009
Colaboradora: Evellyn Rodrigues Alves

Leia também! Assuntos relevantes