Como resolver um problema - Matemática

Como resolver um problema - Matemática

Por

Primeiro
É preciso compreender o problema

COMPREENSÃO DO PROBLEMA
Qual a incógnita? Quais são os dados? Qual é a condicionante?É possível satisfazer a condicionante ? A condicionante é suficiente para determinar a incógnita? Ou é insuficiente? Ou redundante? Ou Contraditória?Trace uma figura. Adote uma notação adequada.Separe as diversas partes da condicionante. É possível anota-las?






Segundo
Encontre a conexão entre os dados e a incógnita É possível que seja obrigado a considerar problemas auxiliares se não puder encontrar.

ESTABELECIMENTO DE UM PLANO
Já o viu antes? Ou já viu o mesmo problema apresentado sob forma ligeiramente diferente? Conhece um problema correlato? Conhece um problema que lhe pode ser útil? Considere a incógnita! E procure pensar num problema conhecido que tenha a mesma incógnita ou outra semelhante Eis um problema correlato e já antes resolvido. É possível utiliza-lo? É possível utilizar seu resultado? É possível utilizar o seu método. Deve-se introduzir algum elemento auxiliar para tornar possível a sua solução? É possível reformular o problema? É possível reformulá-lo ainda de outra maneira? Volte as definições.Se não puder resolver o problema proposto, procure antes resolver algum problema correlato. É possível imaginar um problema correlato mais acessível? Um problema mais genérico? Um problema mais específico? Um problema análogo? É possível resolver uma parte do problema? É possível obter dos dados alguma coisa útil? Utilizou todos os dados? Utilizou toda a condicionante?






Terceiro
Execute seu plano

EXECUÇÃO DO PLANO
Ao executar o seu plano de resolução,verifique cada passo. É possível verificar claramente que o passo está correto? É possível demonstrar que ele está correto?






Quarto
Examine a solução obtida

RETROSPECTO
É possível verificar o resultado? É possível verificar o argumento? É possível chegar ao resultado por um caminho diferente? É POSSÍVEL UTILIZAR O RESULTADO, OU O MÉTODO, EM ALGUM OUTRO PROBLEMA ?





Um método é um truque que funciona mais de uma vez
G. Polya


Fonte: http://sandroatini.sites.uol.com.br/comorsv.htm

Leia também! Assuntos relevantes