Como fazer uma excelente introdução?

Como fazer uma excelente introdução?

Por

A introdução é uma das partes mais importantes da redação, pois ela garante a construção do encaminhamento e da argumentação do texto. Para fazer uma excelente introdução, é preciso compreender a proposta da redação e o tema que está sendo solicitado.

Ao formular o parágrafo introdutório, é fundamental adotar um tom claro e objetivo, chamando a atenção para os principais tópicos que serão abordados no texto. Uma boa maneira de começar o texto é conceituando a ideia central, ou seja, explicando brevemente o tema. O importante é saber argumentar.

Outro ponto que deve ser levado em consideração no momento de escrever a introdução é que ela precisa estar de acordo com o desenvolvimento do texto. Isso significa que introdução e desenvolvimento precisam ser condizentes para que o autor não caia em contradição.

A introdução da redação também pode começar com uma interrogação ou um questionamento que deverá, obrigatoriamente, ser respondido durante o texto. Essa proposta de reflexão torna o texto mais rico, mas é preciso bom senso para não levantar questionamentos vazios e com respostas genéricas.

O mais importante é que a introdução seja coerente e levante uma discussão sobre a temática da redação. Se o assunto do texto for conhecido, é possível buscar paráfrases, referências e citações para ajudar na formatação da introdução, mas sempre escrevendo com palavras próprias, de forma original e criativa.

Leia também! Assuntos relevantes