Como fazer uma boa redação para o ENEM?

Como fazer uma boa redação para o ENEM?

Por

A redação do Enem – o Exame Nacional do Ensino Médio, tem um peso muito grande sobre a nota que o estudante vai alcançar. Por isso, é preciso muita dedicação e treino para ser capaz de escrever uma redação nota 100 no dia da prova.

Algumas dicas importantes devem ser lembradas pelos estudantes que estão se preparando para prestar o Enem. A redação do Enem é parecida com as redações de vestibulares, mas ela apresenta alguns critérios peculiares.

O primeiro ponto a ser levado em consideração é a temática da redação, que todos os anos acaba sendo direcionada a assuntos sociais. A estrutura do texto deve ser pensada na forma dissertativa-argumentativa. O objetivo da redação do Enem é sempre provocar uma reflexão.

Para escrever uma boa redação é preciso que o estudante tenha uma visão global do tema. Essa habilidade depende de muita informação e senso crítico.

O estudante que vai fazer o Enem deve assistir muito telejornal, ler jornais e revistas e procurar entender os principais assuntos que dominam a mídia. O candidato vai precisar desenvolver suas ideias de forma coerente.

A redação deve observar o domínio da linguagem, onde são examinados aspectos como a concordância verbal e nominal, pontuação, ortografia e acentuação. Em seguida, é preciso prestar atenção ao desenvolvimento do tema. O candidato deve saber selecionar os melhores argumentos para o texto.

Por fim, os candidatos devem se lembrar que a redação do Enem precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Uma dica importante é começar a prova pela redação. O tempo dedicado ao texto deve ser de, no mínimo, uma hora.

Leia também! Assuntos relevantes