Como fazer um currículo na plataforma Lattes?

Como fazer um currículo na plataforma Lattes?

Por

O currículo Lattes é utilizado por pesquisadores acadêmicos e professores na plataforma do CNPQ, o Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, orgão subordinado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

O currículo Lattes foi criado em 1999 para padronizar o perfil dos pesquisadores. Este documento foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal de Pernambuco.

Hoje, a plataforma Lattes concentra diversos currículos de pesquisadores, estudantes e professores. A plataforma Lattes está disponível no site lattes.cnpq.br.

Para criar um currículo Lattes, basta seguir as diretrizes do CNPQ. O documento está relacionado com o CPF de cada cidadão.

Confira as informações necessárias para fazer um currículo na plataforma Lattes:

1 – O primeiro passo é preencher os dados gerais. Nesta fase, os interessados devem colocar dados de identificação pessoal, endereço, contatos, idiomas e nível de fluência, prêmios e títulos, entre outras informações.

2 – O segundo passo é oferecer as informações sobre a formação acadêmica. Neste campo, entram os dados sobre níveis de titulação, instituições, datas de início e término dos cursos, carga horária e cursos extras de formação complementar.

3 – A terceira etapa é o preenchimento da atuação, que deve contar com as atividades profissionais e de pesquisa. Nesta fase, o profissional deve apresentar cargo, carga horária, instituição, regime de trabalho, linhas de pesquisa, entre outras informações. A plataforma também precisa dos projetos em andamento. No campo da atuação, também é possível citar produções técnicas e artísticas.

Leia também! Assuntos relevantes