Como fazer matrícula para supletivo?

O curso do supletivo é uma boa oportunidade para quem deseja concluir o ensino fundamental ou o ensino médio no Brasil. Muitas vezes, as pessoas precisam parar de estudar ou não dão o devido valor ao estudo durante a adolescência. Mas, sempre é tempo de buscar a educação e uma formação.

Para quem deseja realizar o sonho de concluir os estudos, existem diversas opções de cursos supletivos. A rede pública de ensino de todos os Estados e municípios brasileiros oferece a formação em supletivo para jovens e adultos. Para ter acesso ao curso, basta procurar a oferta do EJA – Educação de Jovens e Adultos na escola mais próxima da sua casa.

Os cursos e exames supletivos preparam o estudante para receber o diploma do ensino regular básico, ou seja, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Existem cursos de supletivo que demoram de seis meses a um ano, e que oferecem certificado de conclusão.

Quem optar por uma instituição privada de ensino para cursar o supletivo, deve se informar se a escola é reconhecida e credenciada pelo Ministério da Educação para oferecer essa modalidade de estudo. O mesmo procedimento é indicado para quem escolher um curso supletivo à distância, pela internet.

Atualmente, para cursar o supletivo, os estudantes precisam ter a partir de 15 anos para o Ensino Fundamental, e a partir de 18 anos para o Ensino Médio. Na prática, o supletivo funciona como o ensino comum, mas com matérias aceleradas.

Todas as pessoas que concluem o Ensino Médio com o supletivo, e tenham o certificado de conclusão de curso, já estão habilitadas para participar de concursos públicos e entrar em cursos técnicos ou universitários.

Para fazer matrícula no supletivo, você só precisa ir até uma escola municipal ou estadual da sua cidade, com documento oficial com foto, comprovante de residência e uma foto. Fique atento ao calendário de matrículas do EJA na escola mais próxima de você.