Como evitar a dengue?

Como evitar a dengue?

Por

A dengue é uma doença infecciosa que atinge, principalmente, áreas tropicais e subtropicais do mundo. A doença é causada por um arbovírus, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.

As epidemias de dengue acontecem com mais frequência durante o verão ou após períodos chuvosos. Uma pessoa com dengue apresenta febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores nas costas. Os primeiros sintomas podem ser confundidos com um resfriado ou gripe, mas é preciso buscar orientação médica para o diagnóstico correto da dengue.

A doença pode ser perigosa, principalmente ao atingir grupos de risco, como crianças e idosos. Como a dengue é uma doença transmitida por um mosquito, a melhor forma de se evitar a doença é combatendo os focos de criadouro. A população pode contribuir na luta contra a dengue evitando o acúmulo de água em suas casas e quintais.

É importante verificar latas, embalagens, pneus, calhas, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, vasinhos de plantas, jarros de flores, caixas d´água, vasilhas de água dos animais, piscinas, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras para ver se não apresentam acúmulo de água.

Os órgãos públicos também atuam na prevenção, por meio de campanhas de conscientização da população e mutirões de limpeza.

Vale lembrar que o mosquito da dengue se reproduz em qualquer lugar em que haja água parada e limpa.

Para evitar a proliferação do Aedes Aegypti verifique sua casa e incentive seu vizinho a fazer o mesmo. Só assim poderemos evitar a dengue.

Algumas dicas importantes:

  • Coloque cloro na água das piscinas e cubra com uma lona quando a piscina estiver desativada.

  • Não armazene garrafas, pneus ou outros recipientes que possam acumular água no seu quintal.

  • Não descarte lixo em terrenos baldios.


Cuide das bromélias, pois esse tipo de planta costuma acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, regue a planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.

Leia também! Assuntos relevantes