Como construir uma maquete de casa?

Como construir uma maquete de casa?

Por

Construir uma maquete pode ser um trabalho difícil. No caso de maquetes profissionais, feitas por arquitetos e estudantes de arquitetura, o investimento para fazer uma maquete pode ser bem alto, devido aos materiais utilizados e à necessidade de uma grande semelhança da maquete com o projeto original.

As maquetes profissionais são feitas com todos os detalhes e seguindo uma escala pré-determinada. A riqueza de detalhes e a qualidade desses trabalhos são impressionantes.

Agora, para fazer uma maquete escolar simples, existem algumas dicas que podem facilitar o trabalho. O primeiro passo para fazer uma maquete de casa é definir os materiais e o tipo de moradia que você vai construir.

Para fazer a base a base da maquete, é possível utilizar uma folha de isopor, um tampo de madeira ou compensado ou um papelão grosso e firme. As casas podem ser feitas de vários materiais, como caixas de vários tamanhos, tais como caixinhas de fósforo, caixas de pasta de dente e caixas de medicamentos. Ao utilizar as caixinhas, você deve encapá-las de acordo com sua ideia e criatividade.

É possível aplicar papel cartão, recortes de revistas e outros materiais para fazer o acabamento das casas e prédios. Uma outra dica legal é contornar as casinhas com pincel atômico, preto e colorido. A cartolina também é um material interessante para fazer a frente dos imóveis.

Para fazer as ruas, você pode usar um papel colorset cinza, para simular o asfalto ou o cimento; e pode usar papel pardo nos lugares que forem de terra. As áreas verdes podem ser feitas com camurça verde ou com papel crepom.

Para dar mais realismo à maquete, faça postes de palitos de picolé pintados de guache e use barbante ou restos de fios para simular a fiação da rua. Para ter ainda mais riqueza de detalhes, coloque placas de sinalização de trânsito, pequenos automóveis (carrinhos de plástico) e plantas e árvores.

Leia também! Assuntos relevantes