Como as idéias se espalham pelo mundo

Como as idéias se espalham pelo mundo

Por

Antes de falarmos sobre as formas que as ideias se espalham pelo mundo, precisamos ter a consciência que o mundo que conhecemos hoje, só foi imaginado por muitos autores de ficção cientifica do passado. Isso mesmo, a realidade que vivemos hoje, para muitos autores de séculos anteriores, era o grande futuro, no entanto, para nós que vivemos o momento, não achamos tão grande coisa assim, ou melhor, acabamos nos acostumando e assim, perdemos nosso ponto de referência.

Com certeza, se algum daqueles autores despertasse em nosso mundo, ficaria estarrecido e não saberia como lidar com tantas modernidades, no entanto, o desenvolvimento e crescimento faz parte da humanidade desde milhares de anos atrás. Desde nossos antepassados homens das cavernas que foram descobrindo ferramentas, fogo, rodas e logo mais, agricultura, essas descobertas foram as básicas para nos arrancar da qualidade de nômades.

Pode parecer estranho tal introdução ao assunto, contudo, faz parte da explicação. Os primeiros homens também faziam arte, suas obras puderam ser descobertas pela arqueologia, que por sua vez, mostrou ao mundo e podemos compartilhar a expressão artística dos ancestrais, no entanto, é preciso levar em consideração o grau de conhecimento de cada um. Mas, vale destacar que é a ciência que nos permite desvendar os mistérios do passado.

Esses exploradores acabam descobrindo relíquias que acabam sendo compartilhadas com o mundo, claro, hoje em dia a informação viaja, literalmente, na velocidade da luz, mas antigamente as coisas não funcionavam com a mesma rapidez, mesmo assim, a arte e as ideias sempre conseguiam um jeito de se espalhar pelo mundo. Em um mundo sem internet, tudo que restava eram as cartas e telégrafos.

Muitos artistas costumam se comunicar por carta, onde relatavam suas experiências, as novas tendências e todo assunto que estivesse envolvido no campo das ideias. Tais ideiais, querendo ou não, acabavam acendendo uma fagulha na mente do artista que passava a buscar em sua mente alguma ideia que retratasse aquele momento de sua história. É por causa desse costume que podemos encontrar rastros de movimentos artísticos na maioria dos países, pois além dessa forma de comunicação, os artistas costumavam viajar para outros países em buscas de aprendizado e conhecimento.

Hoje em dia as coisas são muito mais fáceis, podemos contemplar grandes obras da história pesquisando em sites de busca, temos contatos com músicos de outros países, escritores, artistas plásticos, cantores, atores, atrizes e etc. Hoje em dia, a arte é divulgada de maneira mais aberta e muito mais clara, podendo assim influenciar outros artistas. No mundo antigo, essas mesmas ideias, viajam pelas cartas, na boca de marinheiros, de comerciantes, vendedores e por aí vai, mas o que as ideias de hoje tem em comum com as dos dias de ontem, é que sempre serão uma expressão da criatividade do homem, a qual sempre deixa de maneira clara, sua existência.

Leia também! Assuntos relevantes