Como aliviar dores de cabeça sem remédio

Quando uma dor de cabeça chega, a primeira reação é de desespero. Em seguida, logo pensamos em tomar uma aspira e tentar dormir um pouco em um quarto escuro. Essa abordagem de esperar a dor de cabeça passar pode ser bastante angustiante para algumas pessoas, principalmente quando as dores são recorrentes e interferem nas atividades diárias.

Se você sofre com dores de cabeça, saiba que existem exercícios eficazes e duradouros que ajudam a aliviar ou acabar com os sintomas sem o uso de medicamentos. Como existem centenas de tipos diferentes de dores de cabeça, vamos abordar aqui as maneiras mais efetivas de minimizar os efeitos negativos das dores mais comuns entre a população. Confira!


Formas de aliviar as dores de cabeça

O principal tipo de dor de cabeça tem origem na coluna cervical. O segundo tipo mais comum vem da compressão do nervo trigêmeo. Veja como lidar com esses dois tipos de dores:


Postura

Uma das causas frequentes de dores de cabeça é a postura incorreta, que faz com que o estresse se concentre na região do pescoço. Para aliviar este tipo de dor, empurre a cabeça para a frente. Isso faz com que nos livremos da posição que usamos quando estamos mexendo em computadores e telefones.

Para liberar a tensão do trabalho na frente de um computador o dia todo, fique em pé, com as costas retas e os ombros alinhados. Mova o corpo para a esquerda e para a direita e, em seguida, faça movimentos com os ombros para cima e para baixo por 45 segundos ou até que a tensão se resolva.

Outra opção de exercício é fazer movimentos da parte de trás do pescoço até a dobra do queixo. Repita até sentir que o músculo começa a se soltar.


Dores de cabeça causadas por tensão na mandíbula

Outro tipo de dor de cabeça bastante comum é causado por tensões na mandíbula. Dentes apertados e muito estresse no maxilar podem causar dores de cabeça. Por isso, é importante tentar aliviar estas tensões e pressões sobre o nervo trigêmeo.

Tente liberar o estresse da mandíbula colocando os dedos sobre a região e abrindo e fechando a boca até que a tensão se resolva. Repita os movimentos várias vezes. Outra estratégia é colocar pressão sobre os ossos da bochecha usando as pontas dos dedos. Abra e feche a boca até que a tensão melhore.

Se os exercícios não ajudarem, procure um médico. Nunca faça automedicação!

Leia também! Assuntos relevantes