Comidas típicas do Pantanal

Comidas típicas do Pantanal

Por

O Pantanal conta com uma culinária deliciosa e que nos remete aos primeiros povos que habitaram a região. Os pratos típicos do Pantanal têm como base diversas carnes de caça, como a carne de javali e de jacaré, por exemplo.

A comida da região também sofreu grande influência dos espanhóis e dos portugueses colonizadores. Muitos pratos típicos que fazem sucesso nasceram de simples improvisos dos Bandeirantes que circulavam pelo Pantanal.

Os pratos também são muito influenciados pela cultura gastronômica da Argentina, da Bolívia e do Paraguai. Um prato tradicional no Pantanal é o cozido argentino, que foi adaptado pelos brasileiros e recebeu milho verde e banana da terra.

Outro hábito herdado pelo povo do Pantanal é o consumo de tereré, uma bebida do Paraguai, muito parecida com o chimarrão gaúcho, mas que é consumido gelado. A culinária típica do Pantanal também tem muito arroz, feijão, carne, mandioca e farinha de mandioca.

Conheça alguns pratos tradicionais do Pantanal:

Carne de Jacaré – Os pantaneiros preparam a parte mais nobre da carne do jacaré. O prato é semelhante à carne de frango, mas tem um sabor que lembra também a carne de peixes de água doce. A tradição é servir a carne de jacaré frita ou ensopada.

Javali – Esta carne é bastante exótica. O javali faz sucesso no Pantanal por sua carne saborosa, mas difícil de preparar.

Javonteiro – Esta carne é muito leve, saborosa e só é encontrada nas redondezas do Pantanal. O Javonteiro é um porco monteiro do Pantanal. A carne é parecida com a do javali.

Vitelo do Pantanal - O Vitelo é um gado novo, de 8 a 12 meses de idade. No Pantanal, este animal é criado de maneira extensiva. A carne é muito macia e saborosa.

A culinária pantaneira também conta com o “puchero argentino” (cozido), a sopa paraguaia, as farofas de banana e de carne, o pacu ensopado, o caribéu (abóbora e carne seca), a saltenha boliviana e o arroz boliviano, um tipo de risoto com ervilhas, banana da terra, pedaços de frango, ovos cozidos e milho verde. Não podemos deixar de citar ainda o tradicional churrasco pantaneiro, servido com mandioca cozida.

Leia também! Assuntos relevantes