Comidas típicas do Maranhão

Comidas típicas do Maranhão

Por

O Maranhão tem uma culinária tradicional muito deliciosa e saudável, que tem como base os peixes frescos, temperos naturais, pimentão, entre outros ingredientes. As comidas típicas do Maranhão não levam muita pimenta. Os temperos contam com cominho em pó e uma pitada de pimenta-do-reino.

O camarão também é um ingrediente bastante admirado no Maranhão, assim como a pescada, a jabiraca e a tainha. Alguns pratos também são feitos com miúdos de galinha, sururu e caranguejo.

Alguns cozidos famosos no Maranhão são o sarrabulho, o mocotó e o chambari. De uma forma geral, a cozinha maranhense teve grande influência dos franceses, holandeses, portugueses, indígenas e africanos.

Os principais pratos da culinária típica do Maranhão são: o arroz de cuxá, o arroz de toucinho, o arroz de maria-isabel e a caldeirada de camarão. Os pratos também contam com farinha-d'água, a mandioca e o quiabo.

O arroz de cuxá é um dos pratos típicos mais procurados pelos turistas que visitam a região. Esse prato é servido como acompanhamento com frutos do mar e outras delícias, como torta de caranguejo, torta de camarão, peixes e camarões fritos.

A farinha d'água do Maranhão é muito utilizada na preparação de paçocas, farofas, pirões, chibés, tiquaras e mingaus. O bolo de macaxeira com batata-doce e fruta-pão também é uma tradição do estado.

Nas bebidas tradicionais, a tiquira, um tipo de aguardente de mandioca, faz muito sucesso entre a população. Entre as sobremesas destacam-se os mingaus, bolos, manjares de frutas regionais, batata-doce, doces cristalizados de banana, laranja, abricó, murici e jaca, cocadas e alguns doces portugueses, como o olho-de-sogra, os quindins-de-iaiá e o papo-de-anjo.

Leia também! Assuntos relevantes