Comércio na região nordeste

Comércio na região nordeste

Por

A região nordeste do Brasil tem no comércio um reforço importante para medir seu desempenho econômico. A rede de comércio varejista nordestina continua crescendo e se destacando na comparação com outras regiões do país.

Vários estados nordestinos apresentam bom desempenho no comércio, com destaque para Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão. As atividades com melhores resultados no nordeste são relacionadas aos setores de vendas de móveis e eletrodomésticos, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, artigos de perfumaria e cosméticos; tecidos, vestuário e calçados; livros, jornais, revistas e papelaria; e veículos e motos.

A atividade turística do Nordeste é um fator que influencia os resultados do comércio da região. Com um belo litoral, com praias de águas quentes e cristalinas e diversas belezas naturais, o nordeste também se destaca na venda de artigos típicos, como artesanato, comida, roupas, acessórios e peças de decoração tradicional.

Entre as regiões que movimentam o comércio local com o apoio do turismo, temos o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, os Canyons do São Francisco, as cidades históricas de Olinda (PE), São Luís (MA) e Salvador (BA), Recife, João Pessoa, entre outras.

Leia também! Assuntos relevantes