Combustíveis

Por

Combustíveis são combinações de elementos químicos utilizados pelo homem como fonte de energia. Os combustíveis são substâncias que reagem com o oxigênio produzindo calor, chamas e gases e que podem se apresentar nos estados físicos sólido, líquido ou gasoso.

Os combustíveis sólidos são produzidos a base de lenha, serragem, bagaço de cana, entre outros... Esse tipo de combustível deve estar sob a forma de pó para ser utilizado.

Os combustíveis líquidos são minerais ou não minerais, e podem ser obtidos pela refinação do petróleo e outros elementos. Já os combustíveis gasosos são os que apresentam uma mistura homogênea, como o gás natural.

Entre os combustíveis mais utilizados pelo homem podemos citar:

Álcool combustível (etanol) – Produzido de cana-de-açucar. É apresentado como vantajoso em relação à gasolina por ser mais barato e menos poluente.

Gasolina – Combustível mais utilizado no mundo, à base de hidrocarbonetos, oxigenados, que pode conter compostos de enxofre e de nitrogênio.

Biogás - Mistura de gases como o metano. É apontado como fonte de energia renovável. É produzido pela decomposição de matéria orgânica.

Combustível Hidrogênio – As células de hidrogênio vem sendo testadas pela indústria para serem utilizadas como fonte sustentável de energia.

Diesel – É um combustível derivado da destilação do petróleo bruto, utilizado nos motores a Diesel.

Querosene – É um combustível formado por hidrocarbonetos. O querosene é produzido pela destilação fracionada do petróleo.

Carvão Mineral – É um combustível de origem fóssil extraído por mineração do subsolo.

Leia também! Assuntos relevantes